Saturday, September 08, 2007

Corta unhas - a ciência por trás da ferramenta

Nestes dias em que me ausentei, fiz um estudo profundo sobre algo que nos ajuda e nos causa tanta admiração:

O CORTA UNHAS
Talvez a vossa admiração por este objecto não seja assim tão grande, mas isso vai mudar a partir de hoje, exactamente hoje, dia 8 de setembro de 2007, num belo sábado aclarado de sol.
Para começar a minha tese queria, desde já, dizer que para conhecer o "corta unhas", e toda a sua complexidade, é preciso partir para ele de mente aberta e unhas grandes, ou medianas (sendo que este segundo não atinge o mesmo impacto).
O corta unhas é formado por várias peças de metal. Temos duas inferiores (como mostra a imagem), que quando pressionadas pela 3º (superior) efectuam o acto de cortar e ouve-se o "tac" das lâminas a rasgarem ferozmente as vossas unhas.
Anos e anos para encontrar o método eficaz para os humanos andarem com as unhas no lugar delas. Anos e anos para disciplinar estas malucas. Agora a questão é a seguinte:
Serão as unhas um ser abominável e em crescimento constante para as quais foi necessário tomar medidas drásticas para as castigar, melhor diria, decapitar?
O corta unhas serve para de uma forma engenhosa mostrar-lhes quem manda aqui, corta-se o mal pela raiz, torcemo-nos todos, mas elas também não se ficam a rir.
Contras e Prós deste objecto
Contras
  • A falta de condicionanto das unhas. Saltam por todo o lado em forma de repuxo, diria. Em vez que se condicionarem apenas no lugar que previamente disponibilizámos, não, vão viajar para campos desconhecidos por elas e por nós mesmos.
  • O desgaste fisico que causa ao humano, por vezes. Contorções complicadas. Mas isso coitado do corta unhas, nós é que somos desengonçados.
Prós
  • Para além dos já descritos anteriormente, é fácilmente manuseado, pode-se levar no bolso para cortar as unhas em pleno metro, quem sabe, ou até enquanto se conduz, no meio da rua sentimos que está na altura de nos livrarmos das ditas unhas e cá vai disto...São ideias...ou talvez não...ok...PRÓXIMO!
  • Não implica percerber o objecto, cada um faz o seu serviço e não precisamos de manter uma conversa aborrecida com o dito cujo. Existem muitos objectos que precisam do nosso entendimento, mas este não é um deles, evitamos assim a conversa do:

nós: "olá! como está a vida?"
ele: "vai-se andando..."

A partir daqui temos de o perceber e ouvir as lamentações, porque inevitavelmente nos lançamos à pergunta de "o que se passou?" e assim teremos de perceber o objecto, o que é complicado para quem não tem esse lado mais passivo e observador, compreensivo, e deixa de perceber o corta unhas e passa a usar a tesoura.
Será o corta unhas o salvador da pátria visto que as unhas crescem, violentamente, a olhos vistos?
O investimento destas meninas, na ideia de controlarem o mundo dos corta-unhas, é enorme. Até já existe armaduras para as mesmas, as chamadas "unhas postiças", o verniz não passa de uma capa impenetrável para os corta unhas deste mundo.
E pensar que vocês começaram a ler este post com a ideia que as unhas são indefesas e que crescem por causas biológicas e naturais, que as unhas postiças e o verniz são uma forma de embelezá-las.
--------------------------------------------><---------------------------------------------
Poderia lançar uma campanha para lâminas mais fortes, mais implacáveis, uma nova era de corta unhas mais eficazes, mas como isto está perto da hora de almoço e a fome já aperta.
Vou fechar o café, por agora, e puxar da marmita.
Obrigada,
xô Dona patroa do estabelecimento

1 comment:

Ana Dionísio said...

ja tinha saudades destes posts!
tu es louca borboleta!
mas alguem se lembrava disto? xD

*<3